‘Notas”05/07/2014″ Neymar e queda de viaduto: duas tragédias que não surpreenderam”

Coloco títulos em minhas notas no blog somente por atenção aos conselhos de amigos que acreditam ser títulos algo necessário a um blogueiro ainda desconhecido. Penso que títulos ao que não seja matéria jornalística, conto, romance, peça teatral, ensaio, ou qualquer outro tipo de escrito; algo pretensioso. Para simples apanhados de notas que transcrevo de meus cadernos ao blog, a data, para mim, é o suficiente.

Pois os clichês comparecem, como o deste post- e quase ia colocando ”Tragédias anunciadas”.  Por acaso não o são? Alguém honestamente se surpreendeu com a queda de um viaduto com vítimas (em conjunto de obras que já apresentou defeito em outro viaduto) e com o ataque que priva o Brasil do seu trunfo na Copa do Mundo depois de pancadas diversas que Neymar vinha sofrendo ( sem punições que desestimulassem futuros agressores)?

X

Quem discute a temeridade de se liberar transito sob um viaduto em fase de conclusão? Quando a prioridade é entregar obras, mesmo que operando a toque de caixa, trata-se de minúcia levantada por “gente do ‘quanto pior,melhor’ “,  “oportunistas que usam a Copa para fazer baderna” entre outros chavões entoados como mantras por burocratas.

Ao ser questionado, na entrevista concedida no dia da queda do viaduto, sobre a decisão de liberar o trânsito sob o viaduto por concluir, o prefeito cortou: “Não é hora de discutir responsabilidades, depois a responsabilidade será apurada”. Claro que cito de memória ( e deve haver vídeo no “Youtube”),mas o tom era o do burocrata que pauta jornalistas, ao estilo: “Isto lá é pergunta que se faça?”

Há em Belo Horizonte insatisfação com o estilo do Prefeito Marcio Lacerda de tomar decisões e de comunicá-las –estilo “administrativo”, por assim dizer. O Gabinete delibera, amparado por burocratas, e pouco se discute na cidade. Decisão tomada, e que os belorizontinos se adaptem às novas regras como acharem melhor.

Mas quando não foi assim nesta cidade? Quantos aumentos de passagens foram justificados pela “Associação de Usuários de Transporte Coletivo”? Em diversos bairros, linhas forma suprimidas (já escrevi sobre isto no blog), e imprecações não foram percebidas pelas associações. Assim acontece em outros setores da administração, e sabem de onde vem esta segurança?

Este prefeito-  agora apontado por “ movimentos sociais” petistas ou para-petistas como inimigo, foi eleito em sua primeira vitória por aliança PT-PSDB cantada pela imprensa do Brasil como exemplo a ser seguido de “conciliação” (as massas ao que parece aprenderam o que lhes acontece quando estes senhores fazem acordos), lembram? O então prefeito Fernando Pimentel e o então governador Aécio Neves sorrindo, juntos, em anúncios da candidatura Lacerda,? Ou petistas torcendo narizes, enojados, quando interlocutores declaram intenção de votar em Leonardo Quintão, do PMDB? Lacerda era “o ex- combatente,preso pela Ditadura”.

Os mesmos petistas que postam a hashtag” #foralacerda”no “Facebook “ e marcam amigos de amigos para receber suas arengas contra o prefeito que ajudaram a subir. Como não tivessem nada com isto,  sem um pedido de desculpas, ou justificativa convincente.

Quando recebia as postagens anti – Lacerda (antes de desativar a conta -que desativei para não mais sofrer este tipo de invasão) respondia sempre: “Não tenho nada com isto, votei no candidato do PMDB na primeira vez que ele se candidatou, anulei o voto na segunda eleição dele, e portanto, vão enviar isto aos que à ocasião celebraram este empresário”.

O PT sabe se desvencilhar de ex –aliados incômodos, e isto é mérito, não defeito. Petistas não podem ser responsabilizados pela incompetência política do PSDB que insiste em não romper frontalmente com Prefeito que é mencionado pela população que decide eleições somente pelo apelido que rima com seu nome. Tucanos confirmam assim a proverbial distancia das ruas,a alienação patológica do animo das massas.

Pimentel liderando preferência eleitoral, sobretudo em BH, é fruto desta competência em reescrever a História, tão característica do PT.

X
Nos anos ’80, Renato Gaúcho em entrevista ao Ruy Castro para “Playboy” queixou-se das faltas que sofria de jogadores desconhecidos, de times menores que  iam direto em suas pernas, sem sofrer punições significativas. Na mesma ocasião, escreveu artigo ( publicado na ultima pagina de “Veja”) reiterando os pontos da entrevista nos quais denunciava a “carnificina em campo” e a falta de punições que encorajava agressores, citando o exemplo de países na Europa que suspendiam autores de falta pelo tempo que as vítimas deixavam de jogar,pois em recuperação dos golpes recebidos em campo.

Esta Copa assistiu a uma punição rigorosa a uma mordida que, embora denunciadora de que algo não corre bem com Suárez, não pode ser comparada aos lances exibidos em diversos jogos, de entradas “duras”, cometidas na intenção de “parar a jogada”( Renato Gaúcho , na entrevista mencionada à “Playboy”, referia-se a uma recomendação de “parar a jogada”que alguns técnicos supostamente davam aos jogadores.Renato Gaúcho trocava o eufemismo pelo nome popular deste procedimento: ”Chamo de ‘porrada’ mesmo”) – mesmo no jogo contra a Colômbia, Hulk teve as solas das chuteiras do adversário sobre suas pernas , sob as vistas do árbitro, que aparentemente não viu nisto nenhuma falta digna de cartão.

O que houve com Neymar dificilmente será superado nesta Copa em violência. Coroou a série de agressões, apenas. Entrou para a História do esporte seu corpo caído com a partida seguindo, com a arbitragem que demorou a manifestar o recebimento da notícia- e ainda assim, nada fez. Que a FIFA fará ao árbitro? Ah…pelo menos isto calou a boca dos que juravam a Copa estar “comprada” pelo Brasil- servirá para que se boicote a Copa enquanto não se estabelecer punições exemplares aos jogadores e árbitros ?
X
Em ambas as tragédias, a certeza de que não precisava ser assim.E o lamento de quem não pode decidir ,entregue nas mãos de poderosos impunes.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s