“Notas”- 22/08/2014

A primeira semana política depois da morte de Eduardo Campos mostrou que a situação está ainda mais confusa, negando expectativas de alguns analistas (inclusive do autor deste blog) que acreditavam que a tragédia que afastou o líder político da disputa presidencial tornaria o horizonte mais nítido , com seu feitio de “fato novo”.

Articulistas conservadores bombardeiam a candidatura Marina Silva certos de que assim o Segundo Turno estará seguro, com mais um combate entre PSDB e PT, ainda que Aécio Neves  pouco tenha avançado, Dilma Roussef tenha se estabilizado e Marina Silva estreado na primeira pesquisa “Datafolha” como candidata empatada com o segundo colocado.

“Ela não terá sustentação no Congresso”, “Ela é envolvida com movimentos sociais e já foi uma ‘deles’ ”, “Ela é voluntariosa e personalista”, “Age como se estivesse acima do PSB, não respeita composições partidárias”- alguns dos chavões repetidos esta semana por quem não se importa em arriscar uma possível reeleição da Presidente no Primeiro Turno.

O idealismo e ingenuidade não deveriam ser traços de mentes experimentadas e humilhadas nestes doze anos de PT no Poder, mas são a cor e substancia destes mimados políticos que sonham o fim indolor do petismo e um retorno mágico aos dias pré -2002 sem pagar qualquer preço (ainda que este seja uma incógnita onde tudo pode ser possível, inclusive sair um governo razoável) para se livrar de uma máquina partidária que deu mostras fartas de desejar o Poder Total. O que desanima é verificar que muitos destes campeões da pureza política são ex-esquerdistas que deveriam conhecer a natureza do regime ao qual presenteiam, com a presteza habitual, um novo mandato que ameaça ser mais disposto no avanço às instituições que o primeiro.

X

Como não lembrar do Helio Fernandes e suas profecias acompanhando o noticiário?

Atacam Marina Silva por se comportar altivamente com o PSB, e meses antes da morte de Eduardo Campos, Helio Fernandes observava o disparate de uma coligação cujo vice tinha maior intenção de votos que o titular da chapa, e o que aconteceu esta semana entre o partido e a candidata eram previstos quase diariamente nos artigos do jornalista.

Outro fato que me lembrou o Mestre HF: a visita de Aécio Neves e seu anuncio de espalhar UPPs Brasil afora caso eleito Presidente. Em artigos diários, Helio Fernandes advertia sobre a natureza puramente cosmética destas Unidades que, apenas coagindo o tráfico ostensivo, desguarnecia as cidades – os roubos em escalada frenética e por fim crimes de policiais das UPPs contra moradores das comunidades que elas deveriam proteger dariam ao Mestre o troféu “Bola de Cristal de Ouro”, prêmio que seria concedido ao jornalista- guia espiritual da “Tribuna da Imprensa” caso existisse, já há algumas décadas, anualmente.

X
A entrevista do Diretor do instituto de pesquisas “Datafolha”, Mauro Paulino, no “Roda Viva” desta segunda –feira foi proveitosa ao lembrar que o empate entre Marina Silva e Aécio Neves não significa que ambos tenham idêntico montante de votos; ela pode estar um pouco atrás, ou…um pouco à frente, sendo prematura qualquer tentativa de será o adversário da presidente Dilma num hipotético Segundo Turno.

Enquanto se negou a traçar paralelos exagerados e se ater às deduções possíveis com os dados que dispunha, Paulino saiu-se melhor.
Onde revelou que não deve se afastar das pesquisas e suas dicas imediatas foi quando explicou mudanças no comportamento dos eleitores, agora, segundo os números, mais crítico e exigente atribuindo esta evolução à suposta universalização do ensino universitário.

Ora, universitários são ainda minoria entre eleitores (minoria nem sempre sábia, ao contrário) e as iniciativas governamentais de tornar a maioria da população universitária por decreto através de cotas e outros mecanismos de “inclusão” (calcados no nivelamento por baixo) não garantem elevação da mentalidade crítica do eleitorado.

O verdadeiro educador político do Brasil é a constatação de que a vida piora mês a mês.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s