“Notas”-05/02/2015

Diálogo na véspera de uma comemoração de 35 anos

“Vai amanhã na comemoração de 35 anos do seu partido?”
“Qual partido?”
“Ora, o PT celebrará amanhã com Lula, Dilma Rousseff e grande elenco, os 35 anos da agremiação.”

Este meu interlocutor é dos que qualifico como “petista envergonhado”. O cara sempre vota no PT, pois votar no antagonista do PT numa disputa eleitoral,”não rola”,  não importando a biografia do candidato ou sua sigla.

Não me irrito, e tenho este meu interlocutor  para assuntos de natureza dita “grave”. Quem não tem um parceiro de conversas do tipo? Há o interlocutor para temas esportivos, para nos inteirar de votações dos Reality shows, e os que escolhemos para encenar o número “Dois Conhecedores de Política e Finanças Trocam Impressões”. Não se exige tanta leitura e passa-se por inteligente junto à massa.

“Não sou petista…”
“Para com isso. Não esqueci o adesivo da Dilma na roupa, embora desta vez o plástico você não tenha fixado no vidro do carro.”

“Por que o encontro será aqui?”
“Acho que, com a vitória do Fernando Pimentel para o Governo do Estado, Belo Horizonte é a cidadela mais fortificada da seita.”

“Você acha que se defenderão dos ataques do PIG?”
“Bom, o encontro é 50% para isto, não há muito o que celebrar, precisam animar a militância, mostrar que estão vivos.”

“Os outros 50% seriam o que?”
“Lançar a candidatura Lula. Caso a Presidente perca o cargo, e o PT experimente algumas humilhações, a mística do ex-presidente ajudará a instituição PT a não se desintegrar, os átomos respirando por aparelhos, mas respirando.”

“A Oposição vai deixar? A imprensa está incentivando o linchamento para que o PSDB ganhe no médio prazo o que perdeu nas urnas. Li no Amorim…”
“Tá, também li, não precisa declamar. Você acredita mesmo que uma Oposição que não tem discurso nem mística poderá extrair qualquer proveito de uma situação na qual nem mesmo o PMDB (caso Eduardo Cunha assuma a Presidência) tem chances de continuar no Poder?”

“A ‘Veja’ e a ‘Globo’ farão o trabalho, pode se alegrar”.
“Farão com a competência demonstrada nas últimas quatro eleições. Vocês (não adianta negar, petista enrustido) não têm o que temer. Nenhuma campanha poderá ser feita em quatro anos para demonstrar onde o petismo corrói o Brasil. Declamarão números e lamentações sobre desperdício e rapinagem de recursos, somente. Isto não comove as massas, no mínimo.”

“Que mais poderiam dizer? Este governo eliminou a miséria, tirou 60 milhões da pobreza…”
“Ainda que estes números não fossem maquiagem vagabunda, houvesse oposição minimamente preparada, isto viraria resto de poeira. Pode-se sempre lembrar que é possível fazer bem mais. Desde que tais lembretes não sejam sacados do colete apenas em período eleitoral, como o PSDB faz.”

“Acha que o mandato da Dilma pode ser arrancado?”
“Talvez. De nada servirá ao País, mas ao PT será a ressurreição. O partido moribundo poderá culpar o PIG, enquanto lamentam que ela mereceu, por ter se afastado do partido, de Lula. As contas poderão ser cobradas no guichê do temperamento de Dilma.”

“E não foi ela que escolheu se distanciar das bases?”
“Não sei que distanciamento é este que a incentivou a aplaudir pronunciamentos de Lula contrários ao Supremo, e a sempre replicar o discurso que retrata o PT como vítima das maquinações.”

“Li no Ricardo kotscho…”
“Ele faz o papel dele, redige o boletim da paróquia com habilidade. Como é um nome respeitado, concorre para seu objetivo com competência, embora não iluda quem não busque ilusões. Outros o fazem de maneira mais grotesca. Dão na pinta (e sabem que dão, pois dirigem-se à plateia primária) o que pretendem vender agora que sabem que o mau cheiro já não se pode disfarçar. Ele usa imagens mais rebuscadas, fala em ‘autodestruição’, vocês se impressionam.”

“Qual plano seria este? Vejo só análises isentas.”
“Ho!Ho! Isentas…o jogo agora é outro. Estes sujeitos já estão em 2018. Lula lá.”

“Ele nem terá saúde …”
“Mais forte que eu. Ele sabe que não haverá nome, nem competência e muito menos fúria das oposições (que não se abalarão em realizar devassas em contratos de publicidade oficial que sustentam a máquina de mídia governista), e que sua cadeira estará lá, esquentada pelo PMDB. Os tucanos terão que engolir mais esta…”

“É…o trabalho continua.”
“Sim, garanta sua vaga amanhã. Madrugue e consiga lugar que permita boas fotos para postar no Facebook. Pode render uma colocação em algo. 35 anos não se comemoram todos os dias. Participe, grite slogans contra o PIG, erga os punhos e declame o que lê nos blogs progressistas. No mínimo arranja uma gata militante.”

“E você? Irá para tentar gorar?”
“Não, os discursos já posso adivinhar, e sei que a claque identifica os fiéis e os intrusos na peregrinação. A assessoria fornecerá mesmo fotos e vídeos …”

“Semana que vem nos encontramos”.
“Durma na fila, abraços.”

X

“Vale a pena mesmo prestigiar…”
Soube, por acaso (pois o blog da “Tribuna da Imprensa” menciona apenas o “blog do autor”, mas não fornece link) do “Blog oficial do jornalista Helio Fernandes”.

Escrevi para o endereço, pois as perguntas (enviadas por email) são respondidas pelo jornalista nas edições seguintes. Perguntei por minha fixação: livro de entrevistas no feitio do “Depoimento” do Carlos Lacerda.

A pergunta levou alguns dias para figurar no espaço onde as questões são divulgadas, e passados quase quinze dias, nenhuma resposta. Outras do mesmo período foram dignas de atenção, mesmo as de manifestos MAVs que só visitam o blog para questionar o veterano jornalista sobre as críticas que faz à Presidente.

Escrevi sobre a necessidade de um livro de depoimento de Helio Fernandes algumas vezes aqui. Um destes textos foi mesmo publicado no blog da “Tribuna” (HF ausente, mas dirigido pelo jornalista que ainda não rompera com ele). Escrevi texto deplorando a indiferença da Justiça quanto à sua causa contra a União.Texto publicado no 247 a um público cuja maioria jamais ouvira ou lera sobre Helio Fernandes.

Tudo isto nada significa. Devo parecer aos olhos do jornalista como “um doido que cisma com este livro de depoimento”.

Vale a pena mesmo prestigiar.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s