“Notas”- 08/08/2015

José Dirceu preso, Programa do PT – “Uma semana daquelas”

Não, não me sujeitei a este suplício. Considero ter direito a me preservar de certos espetáculos. Porque sabia que trechos seriam reprisados nos noticiários, e portais de notícia e redes sociais se encarregariam de divulgar e discutir o exibido ali. Encarregam-se muito disto, até. Organizar panelaços e exibir vídeos dos referidos panelaços.

Sei que o tom de quem não se abate, nem  um mínimo, por denúncias e por índices históricos de rejeição foi o dominante. Desqualificação de críticos também foi outro ingrediente.

E quem esperava diferente? Assistir o programa para saber que petistas não passam recibo de derrota é como assistir “Zorra Total” para deplorar o que responde por humor televisivo, ou comprar discos de funk ostentação para analisar o conteúdo das letras.

O que funciona como combustível para arrogância do PT é sua percepção da fragilidade de seus oponentes. Sabem que o PSDB está dividido e mergulhado nas ilusões vendidas pelos articulistas de “Veja” e que o PMDB está indeciso ainda entre romper com o Governo e arrastar a crise até 2018 – enquanto isto trama .

Lembro de quem riu quando Fidel Castro anunciou nos anos ’90: “Este morto ainda pode fazer planos, este morto ainda não morreu.“

Ele devia se referir ao “Foro de São Paulo”, seguro das risadas e juízos sobre o Fim do Comunismo tendo coquetéis da alta sociedade como palco.

Gerson Camarotti revelou em seu blog, no dia do pronunciamento, sobre a carta na manga do Governo: um Ministério – a decidir se da Defesa ou das Relações Exteriores ao ex-presidente Lula (ontem Camarotti publicou nota sobre resistência do Lula à iniciativa). Ou seja, esta gente não descansa, as maquinações operando em seus cérebros sem pausa nem férias.

Ontem Dilma Rousseff falando ao seu público assegurou que está firme no cargo:”Eu aguento pressão, eu aguento ameaça”. Com as costumeiras menções ao seu passado (alguém ainda se comove com suas “Memórias do Cárcere”?), suas tentativas de associar seus opositores aos seus algozes de época. Isto parece ridículo e de eficácia duvidosa, mas revela ânimo de não ceder, de arrastar o País e a crise até pontos de ruptura que são de previsibilidade problemática.

Até quando, até que nível de achincalhe das instituições a Oposição esperará para considerar o problema mais grave que apenas impedir a Presidente? O problema é que a Oposição não está preparada para o momento histórico com o qual tem que lidar: uma Presidente desmoralizada em começo de segundo mandato, mas com nacos sólidos de Poder ainda, com população descontente mas não ainda convencida e animada aos atos decisivos contra o Poder.

Falar em população preparada: a população de pequena cidade que forçou vereadores a abaixarem seus vencimentos é uma esperança. Que seu exemplo anime cidades maiores a marchar contra as respectivas casas legislativas, forçando a reversão do “Efeito Cascata”.

Cabe aos formadores de opinião adubar e semear este terreno de revolta contra os abusos dos poderosos, sempre insensíveis ao Mal que causam e que representam. A imprensa deve (e em alguns casos faz, quando denuncia os gastos com obras inconclusas em áreas de carência extrema) servir como instância formadora de indignados, não de simples informadora e/ou pior, militante partidária- sobretudo de partidos que se provaram incompetentes como oposicionistas.

X

A prisão de José Dirceu não me parece promissora – não acho que sairá da boca do ex-Chefe da Casa Civil qualquer delação. Ele não era, nunca foi, mero cumpridor de ordens da burocracia do partido – ao contrário, sempre foi um dos cardeais da sigla, homem com profundas ligações com Cuba e com o movimento latino-americano de esquerda de inspiração cubana.

Não acredito que ele ganhe algo revelando o que sabe, para começar. Seria visto como um traidor, e sua vida fora das grades não tornaria a ser o que foi. Seus dias de “Consultor”de luxo, com telefonemas “que são telefonemas”, como ele disse, chegaram mesmo ao fim.

O grosso do esquema já foi descoberto, e ainda que ele denunciasse supostas culpas de Lula, onde as provas? Como escrevi, tenho dúvidas que cheguem a Lula, e caso eu esteja enganado, não penso que precisariam da ajuda de José Dirceu.

Redes sociais fazem apelos patéticos para que ele entregue “O Chefe” – como se Lula e ele não servissem a algo maior, e como, repito, ele fosse mero empacotador de panfletos do PT. A simplificação e a leitura moralistoide de fenômenos políticos fazem destas artes no cérebro de analistas políticos mais afoitos, ou improvisados.

Não arrisco nada sobre esta prisão, e reitero minha desconfiança quanto à sua importância.

A rede social do Olavo de Carvalho

Após sofrer -mais uma vez- suspensão do “Facebook” (desta vez por 29 dias, suspensão que atingiu também sua esposa) Olavo de Carvalho anunciou sua saída desta rede social para criar sua própria rede social-“TheRealTalk.org”.  Como tem mais de 150.000 seguidores, não será surpresa se esta for um sucesso.

Na minha opinião, esta iniciativa será mesmo um marco, algo que não ficará como mera rusga de um banido. Outros nomes de peso porventura insatisfeitos seguirão o exemplo e assim, acabou-se o poder de riscar desafetos da internet.

Escrevi aqui em 11/07/2015 sobre a necessidade de Olavo de Carvalho de criar seu próprio canal de comunicação com seus admiradores e não mais se submeter às sanções do “Facebook”, sanções que, coincidência inquietante, jamais atingem páginas de seus caluniadores, ainda que lancem mão de linguagem ofensiva e obscena.

Que sua rede social seja um sucesso e que Olavo de Carvalho faça com que chegue à imprensa americana este feito, pois ainda que nem todos seus seguidores desertem do “Facebook”, alguns tantos que o seguirem poderão servir como poderosa campanha negativa. Um único nome de destaque causar tantas baixas de uma só vez é algo que não passará despercebido.

Olavo não lê este blog, mas fico feliz de ter sido um partidário por antecipação desta iniciativa.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s