“Notas”-02/02/2017

Mais um desperdício de energia

Escrevi no dia 25/01/2017 sobre os opinadores de redes sociais que festejavam o AVC de D.Marisa Letícia:

“Uma gente desesperada, furiosa por motivos muitas vezes justos, mas incapaz de aprender qualquer coisa sobre Política; estímulos nervosos substituindo leituras…”

E D.Marisa morreu nesta Quinta-Feira e estes analistas políticos de rede social comemoraram o fato como uma vitória.

Vitória de quem sobre quem?

Que baque esta fatalidade representa para o sistema político do PT? Imaginam que Lula desabará de maneira definitiva após esta perda familiar?

Não me dou mais trabalho do que preciso; discutir com ignorantes que julgam desnecessário estudar é o tipo de trabalho que não é pago. Nenhum pagamento para quem tenta argumentar com pessoas subjugadas pelo emocionalismo. Há quem se atire em discussões inúteis por espécie de volúpia proporcionada pela vaidade, e sou um vacinado contra vaidades. Vaidade de vencer discussões com tolos é vaidade das mais desprezíveis.

Memes celebrando a morte da mulher que recomendou aos manifestantes “enfiar panelas no c*” devem divertir quem se julga mais equilibrado que uma senhora sem maiores refinamentos e que se sentia insultada por vizinhança que reputava “coxinha”, mas pergunto se muitos destes inocentes de internet reagiriam de forma diferente. Pelo que vejo no Português de muitos…

É tudo mais um desperdício de energia.

Por que não aproveitam a fúria e o tempo ocioso para escrever cartas aos jornais e revistas recomendando que estes não se deixem intimidar pelos militantes e pelo impacto do momento e continuem combatendo Lula e seu grupo político?

Quantos destes palhacinhos de Facebook se negaram a renovar assinaturas de revistas (sobretudo após a vitória de Dilma Rousseff, que negou as previsões destes “órgãos de informação”) que foram –e continuam sendo-  incompetentes no combate ao PT e aos valores que este partido defende? Quantos destes soltadores de foguete de porta de velório se concentram no esforço de criar ligas eleitorais e renovar o Congresso em bases concretas?

Não houve fato político nesta morte, e sim um drama humano. Nada mais que isto. Lamentar que D.Marisa não tenha sobrevivido para ser julgada no caso do triplex é um direito, comemorar sua morte é a negação lógica deste direito; quem a considera merecedora de punição deveria desejar a recuperação de sua saúde, não? Ou consideram que ela cumpriria qualquer pena hospitalizada, inconsciente?

Não é possível conversar, mesmo ouvir, quem não atina para a incoerência dos dois desejos: o desejo de punição para D.Marisa e o desejo por sua morte.

“Mas ela irá para o Inferno.”

Quem garante? Quem conta com isso confirma o que digo sobre a falência mental desta gente de internet que se julga entendedora de Política. Uma mistura de direitismo de classe média com misticismo de programa vespertino. Parece a mim que esta mixagem de conceitos não produz um pensamento aproveitável.

Tenho um palpite para este sentimento de euforia por nada: a desconfiança ou intuição de que Lula pode não ser preso, ou se preso, o PT venha a se fortalecer, e a Direita (ou o que responde por Direita) não oferecer alternativa que se prove competitiva. Resumindo: Medo.

E medo não admitido ganha os contornos de comemoração histérica do que não deveria causar – a não ser para familiares e amigos- nenhuma emoção.

Este é o meu parecer clínico sobre este besteirol de internet sobre uma morte. Uma simples morte. Algum leitor tem outro diagnóstico?

Não fingirei compaixão ou solidariedade que não sinto. Lula, seus filhos e netos não precisam de “opositores de sentimentos nobres” encenando generosidade e grandeza. Que amigos consolem a família, e que saibam poupá-la dos hipócritas sempre presentes nestes momentos.

É o que eu gostaria que me desejassem: sossego e respeito distante.

Pois ostentações de virtude nestas horas ofendem tanto quanto as piadas idiotas.
A covardia é a mesma.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s